Menu Principal  

 

   :: A AMJS

   :: Diretoria

   :: Tombamento

   :: Zoneamento

   :: CADES

   :: CONSEMA

   :: Eventos

   :: Artigos

   :: Segurança

   :: Imprensa

   :: Links

  


web site estatísticas

          Arborização

 

A Importância da Arborização Urbana

Não há quem não aprecie a beleza de um bairro bem arborizado, com árvores frondosas, quebrando a melancolia do concreto e a negritude do asfalto. Até mesmo aqueles que conseguem ver alguma inconveniência em ter uma árvore em sua calçada se rendem à beleza das árvores em sua própria rua.

É evidente que a beleza e o aspecto ornamental é o que, de imediato, salta aos olhos de todos que, de forma inconsciente, têm seu estresse aliviado por uma repentina sensação de bem estar; todavia, esse não é o único benefício da arborização urbana. Dentre tantos, alguns igualmente importantes são:

 ¨ Redução da amplitude térmica (diferença entre a temperatura mais alta e a mais baixa num mesmo dia) aumentando o conforto orgânico;

¨ Sombreamento nos dias ensolarados;

¨ Abrigo da avifauna (muitas aves, além de belas, são insetívoras);

¨ Filtragem do ar através da retenção de partículas sólidas;

¨ Redução da poluição sonora;

¨ Captura de gás carbônico e liberação de oxigênio.

Um bairro bem arborizado é mais valorizado. A arborização é um dos baluartes da qualidade de vida. Vamos cuidar da beleza do nosso bairro.

A AMJS está incentivando, promovendo e executando o plantio de árvores nas calçadas do Jardim da Saúde. Com o consentimento dos moradores que manifestaram o desejo de contar com uma árvore em sua calçada, a AMJS já plantou mais de 100 mudas de várias espécies ao longo do tempo.

Quando consideramos todas as árvores que a AMJS já plantou nas calçadas de todo o bairro, e incluindo aquelas plantadas nas praças, pontas de quarteirão e canteiros centrais das ruas, como na Av. Ribeiro Lacerda, então já nos aproximamos do expressivo número de 300 árvores plantadas na região.

Nosso objetivo é nunca parar com novos plantios e substituições de árvores mortas. A arborização é a vida de nosso bairro.

Durante nosso trabalho de convencimento, nos deparamos com alguns argumentos contrários ao plantio de uma árvore na calçada. Coisas do tipo: "a árvore faz sujeira", ou "depois a Prefeitura não vem podar", ou ainda "a árvore quebra toda a calçada".

Nossa proposta é executar um trabalho tecnicamento competente visando reduzir, ou até mesmo eliminar os poucos problemas já conhecidos.

Clique aqui e veja as dicas de como resolver os problemas:

- com a fiação
- com a calçada quebrada pelas raízes
- com a queda de folhas


  • Veja o Projeto de Arborização "A Saúde do Jardim".

  • Veja a cartilha de arborização urbana publicada pela SVMA [frente].

  • Veja a cartilha de arborização urbana publicada pela SVMA [verso].

  • Veja o Manual de Arborização publicado pela SVMA.

  •  

    anterior        Página Inicial          próxima

     

    Copyright © 2001/2011 Renata de Freitas Martins/AMJS

    Todos os direitos reservados