Menu Principal  

 

   :: A AMJS

   :: Diretoria

   :: Tombamento

   :: Zoneamento

   :: CADES

   :: CONSEMA

   :: Eventos

   :: Artigos

   :: Imprensa

   :: Chat

   :: Links

  
web site estatísticas

          Notícias da AMJS

 

Notícias selecionadas pela AMJS

 

Prefeitura embarga bar na Vila Olímpia

 

BATE-ESTACA

Bloco de concreto fecha estabelecimento que não tinha alvará para funcionar e já tinha recebido 3 multas por barulho


Prefeitura interdita bar na Vila Olímpia

AMARÍLIS LAGE
DA REPORTAGEM LOCAL

O Montecristo, bar badalado da Vila Olímpia, zona oeste de São Paulo, foi fechado ontem pela prefeitura. O estabelecimento não possuía alvará de funcionamento, autorização para colocar mesas e cadeiras na calçada e já havia recebido três multas do Psiu (Programa de Silêncio Urbano) por excesso de barulho, segundo a Secretaria das Subprefeituras.

A administração já havia lacrado o bar anteriormente, mas, como a ordem foi desrespeitada pelos donos, segundo a secretaria, os fiscais agiram de forma mais enérgica ontem: interditaram as portas com blocos de concreto. Policiais vigiaram o local.

A medida foi celebrada pela dona-de-casa Lúcia Maria Bertazzo, 67, que mora a poucos metros do bar. "Hoje é como se tivesse vencido na loteria. Há muito tempo que reclamo deles para a polícia, para a prefeitura. Você sabe o que é sentar às 3h na cama e chorar por não conseguir dormir? Balançava a cabeça e parecia um coco."

O bar, de janeiro de 2001, funcionava até o último cliente, sempre com música, e constava dos guias culturais como local para o consumo de charutos cubanos.

De segunda a quarta, havia música as vivo (jazz, blues, rock e música árabe). Aos fins de semana, os clientes, boa parte universitários, enfrentavam fila de mais de uma hora e meia pela mesa.

"Era realmente muito cheio, dava a impressão de que tinha mais gente que a capacidade. A música era muito alta. Mas não imaginava que pudesse haver problema porque todos os bares da Vila Olímpia são assim", disse a estudante Stella Ancona Lopes, 21, que costumava freqüentar o local.

Os moradores chegaram a fazer abaixo-assinado contra o barulho. "Não queremos que eles fechem. O que fizemos foi pedir respeito, mostrar que eles precisam ter um cuidado maior no trabalho deles", afirma Marina Vieira, 74.
"Temos uma vizinha que teve problemas cardíacos porque não conseguia dormir e colocou a casa para vender", afirma Cláudia Machado Braga, 75, que mora há 47 anos na Vila Olímpia.

Interdição por blocos

O bar Montecristo foi o mais recente estabelecimento a ser lacrado com blocos de concreto pela prefeitura. No último dia 4, o Bazzi, no Itaim Bibi, foi bloqueado por não ter alvará. O ponto também alegou ter entrado com pedido de anistia, mas a prefeitura disse que as reclamações continuaram e, por isso, o fechou.

O Itaim Bibi, distrito que inclui a Vila Olímpia, foi o bairro que teve mais reclamações por barulho em 2004, segundo o Psiu.

Copyright © 2001/2011 AMJS

Todos os direitos reservados