Menu Principal  

 

   :: A AMJS

   :: Diretoria

   :: Tombamento

   :: Zoneamento

   :: CADES

   :: CONSEMA

   :: Eventos

   :: Artigos

   :: Imprensa

   :: Chat

   :: Links

  
web site estatísticas

          Jardim da Saúde

 

História

 

(... continuação 3)

 

Nasceu assim, em 1945, a Sociedade Amigos do Jardim da Saúde (SAJS), que teve uma influência decisiva no progresso do bairro, e cuja ata de primeira reunião data de 26.04.45 e com escolha da primeira diretoria em 05.05.45,assim constituída: presidente: capitão Octaviano Castro de Freitas; vice-presidente: Walter Ramos; 1º secretário: Ângelo Sálvia; 2º secretário: Mário Peixoto; 1º tesoureiro: Izidoro Tomazini; 2º tesoureiro: João salvador Cilento; conselheiros: Vicente Poncio, Antônio Luiz Gonçalves, Allen Jackson, Cesarino Queiroz Fiuza, Delfinode Abreu, Luiz Augusto de Gouveia.  

 

Em novembro de 1.945 já era 112 o número de associados da SAJS.

 

Um dos problemas mais debatidos nas reuniões era a falta de luz. A primeira solução encontrada foi um pedido a todos os moradores para que mantivessem acesas as lâmpadas nos terraços de suas casas por todo o período noturno. Mais tarde deliberou-se o uso de plafonier.

 

Outra proposta bastante debatida nas reuniões da SAJS era a aquisição de uma sede, sendo que no dia 26 de janeiro de 1946 foi comunicada a aquisição de um imóvel, onde seria erguida a tão sonhada sede.

 

Também não podemos deixar de citar a luta pelos problemas do transporte. Os moradores do bairro não dispunham de meios para se locomoverem do bairro até o centro.  Normalmente iam a pé ao ponto onde se localizava a igreja Santa Terezinha do Bosque da Saúde, e aí tomavam o bonde, que os levava até o largo Santa Generosa. Até o centro tinham que apanhar outra condução ainda.

(... continua >>)

 

[ 1 ]  [ 2 ]  [ 3 ]  [ 4 ]  [ 5 ]  [ 6 ]  [ 7 ]  [ 8 ]

anterior        Página Inicial          próxima

 

Copyright © 2001/2011 Renata de Freitas Martins/AMJS

Todos os direitos reservados