associações e organizações
Please do not change this code for a perfect fonctionality of your counter associações e organizações
:: Associação dos Moradores do Jardim da Saúde ::
   

   Menu Principal  

 

   :: A AMJS

   :: Diretoria

   :: Tombamento

   :: Zoneamento

   :: CADES

   :: CONSEMA

   :: Eventos

   :: Artigos

   :: Imprensa

   :: Chat

   :: Links

          Eventos

 

"Cidadania em Foco"

Projeto Inicial

          1. O que é o projeto "Cidadania em Foco"?

         O projeto "Cidadania em Foco" trata-se de um trabalho voluntário, que em seu princípio realizava atividades envolvendo Direito e Cidadania, por meio do Núcleo de Direito e Cidadania da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, e atualmente vem abrangendo uma variada gama de áreas, para atender diversas necessidades da população carente, atualmente coordenado por Renata de Freitas Martins.

        O projeto encontra-se desvinculado de qualquer faculdade ou entidade, sendo realizado em parceria com associações de bairro, escolas etc. Enfim, onde houver demanda, o projeto poderá ser realizado, sendo que já conta que diversos voluntários fixos.

        Dentre as principais atividades oferecidas pelo projeto cidadania em foco destacamos: realização de palestras em escolas, principalmente públicas, tendo como principais temas o Direito, cidadania, e outras matérias, conforme for a demanda local; preparação de material educativo a ser distribuído, como cartilhas, CD-roms etc.; disponibilização de informações em diversas áreas em site na internet (atualmente está provisoriamente em www.ndcteste.hpg.com.br); publicação de artigos em jornais, revistas e sites; realização de eventos em finais de semana, com o intuito de reunir a comunidade de determinado local em uma escola a região, atendendo a certas demandas como orientação jurídica, psicológica, exames de visão e outras. 

        "Cidadania em Foco" e a AMJS:

        Levando-se a idéia do projeto "Cidadania em Foco" para a AMJS- Associação dos Moradores do Jardim da Saúde, houve grande entusiasmo de seus diretores para a realização de um evento em parceria, ressaltando-se que a AMJS, dentre suas diversas atividades, visa a disseminação de atividades sociais pelo bairro do Jardim da Saúde, tendo-se em vista a importância destas, bem como por se tratar de uma das finalidades estatutárias desta associação: 

ART. 2o - A sociedade tem por finalidades principais: 

(...)

IV - Promover ou patrocinar atividades recreativas, sociais, esportivas, assistenciais e culturais que estiverem ao alcance da Associação, com intuito da interação e integração dos moradores."

A seguir poderá ser lido o projeto preparado para a AMJS:

          Data: 17 de agosto de 2.002

          Horário: das 13 às 17 horas

          Local: E. E. Raul Fonseca (Av. Inhaiba, 92- Jd. da Saúde. São Paulo/ SP)

          Participantes: alunos, professores, diretoria, funcionários, moradores voluntários e outros voluntários interessados, que já confirmaram interesse no evento e terão seus nomes e atribuições divulgados a posteriori.  

          2. Justificativa

         Foi no ano passado (2.001) que a Organização das Nações Unidas comemorou o Ano Internacional do Voluntário, e não há momento mais oportuno do que este para tecermos alguns comentários e realizarmos um balanço de todos os acontecimentos deste ano que passou.

         Parece-me que o título de “Ano Internacional do Voluntário” foi um grande incentivo para que muitos passassem a pensar em trabalho voluntário neste ano. Mas será que não se tratou apenas de mais um modismo passageiro? E será que a boa vontade consciente prevaleceu?

         Essas são questões que somente poderão ser respondidas daqui alguns anos, pois os resultados de trabalhos voluntários sérios e eficientes são obtidos apenas com muito esforço, dedicação e trabalhos em longo prazo, com acompanhamento contínuo e habitual.

         Nada adianta termos doado algumas horas de nosso ano de 2001 para o voluntariado, e simplesmente cessarmos toda e qualquer atividade nos anos vindouros, ou simplesmente continuarmos em alguma atividade por um sentimento de culpa ou obrigação.

         Todas essas afirmações são feitas, aliás, com base em nossa definição de voluntariado, a qual externamos a seguir: “Voluntariado é uma das formas de participar positiva e ativamente na sociedade, oferecendo de forma desinteressada o tempo e a disponibilidade para ajudar os outros, ou simplesmente para reforçar a defesa de causas nobres”.

O verdadeiro voluntariado, o chamado voluntariado de resultado, é aquele que é feito por cidadãos que realmente compreendem o que é a cidadania, que sabem praticá-la e que são espontâneos e idealistas.

         Neste rol, destacamos o trabalho de Organizações não governamentais, associações e grupos de pessoas unidas por determinados ideais, o chamado terceiro setor, que vem se fortalecendo cada vez mais, e muitos, apesar das enormes dificuldades enfrentadas para manutenção e ação, possuem trabalhos excepcionais, com resultados imensuráveis.

         Essas ações e resultados que seriam a priori obrigações do Estado, que em sua incompetência governamental não tem ao menos noção da extensão dos problemas sociais, acabam sendo abraçadas cada vez mais pelo terceiro setor.

         Aliás, não há quem conheça mais a demanda de determinado local e população, seus problemas e eventuais soluções, do que quem está inserido nesta realidade, aquele que realmente participa da prática e do dia-a-dia.

         Por este motivo ressalta-se a importância crescente da participação de todos nós no voluntariado, como contribuição ao desenvolvimento benéfico de nossa sociedade, ambiente do qual todos somos e fazemos parte.

         É de suma importância que o trabalho do terceiro setor continue e se fortaleça; que aqueles que se envolveram com o “Ano Internacional do Voluntariado” se engajem e unam forças com o terceiro setor; e que aqueles que apenas pelo modismo passageiro fizeram algo este ano, que ao menos se tornem cidadãos mais conscientes e exerçam alguns pequenos atos individuais, mas que se realizados por muitos, grandes resultados trarão.

         Não condeno aqueles que pela “falta de tempo” nada fazem pela contribuição social, já que nossa sociedade capitalista exige um individualismo cada vez mais exacerbado na luta pela sobrevivência no asfalto, mas com certeza um pequeno ato ou gesto de vez em quando não prejudica ninguém. Que tal dar um bom dia à ascensorista, um sorriso para aquela garotinha com um lindo brilho nos olhos sentada na escadaria da catedral da Sé ou um pote de água para aquele cão abandonado na praça?

         A educação, o carinho, amor e consciência global também fazem parte do exercício da cidadania, e se praticados, começam a fazer um mundo melhor, tão buscado por todos nós.

          3. Objetivos e atividades a serem desenvolvidas:

- Promover atividades ligadas ao tema cidadania em escola da região do Jardim da Saúde, por meio de trabalhos escritos a serem realizados por cada classe participante do evento, bem como algum tipo de apresentação para o dia do evento, realizando-se uma gincana para a cidadania interclasses (proposta apresentada ao diretor da escola participante);

- Disponibilidade de debates jurídicos na escola, por meio de advogados voluntários e estagiários qualificados que estarão a disposição de todos que vierem à escola com dúvidas a respeito das diversas áreas do direito, dando primeiras orientações e encaminhamento a procuradorias, OAB, Procon etc. O atendimento terá caráter orientativo e os casos que requeiram ações judiciais ou aprofundamento serão encaminhados à órgãos específicos;

- Atendimento psicológico, realizando-se triagem e encaminhamento para local adequado com atendimento gratuito;

- Exposição de temas como meio ambiente, o bairro do Jardim da Saúde e outros a serem propostos;

- Atividades Esportivas (em estudo e análise pelo diretor da escola participante).

        3.1 Atendimento Jurídico

        Haverá uma divisão nas salas de orientação jurídica por ramo do direito:

        - Sala 1: Direito de Família;

        - Sala 2: Direito Ambiental e do Consumidor;

        - Sala 3: Direito do Trabalho e Previdência;

        - Sala 4: Direito Penal;

        - Sala 5: Direito Tributário (contribuinte) e outros.

        3.2 Atendimento Psicológico

        Haverá atendimento individual, em sala isolada, com pequena conversa, triagem e encaminhamento de cada caso. Ademais, dependendo do público participante, há a possibilidade de trabalhos em grupo relacionados a psicologia social, com o apoio de apresentação de vídeo e peças de teatro.

        4. Outras Informações:

        Outras informações relacionadas ao evento, bem como a solicitação de material de apoio pelos participantes poderá ser feita por e-mail: renata@amjs.org.br ou pelo telefone (11) 9798-8046.

        5. Clique aqui para se cadastrar como voluntário.

 

anterior        Página Inicial          próxima

 

Copyright © 2001/2003 Renata de Freitas Martins/AMJS

Todos os direitos reservados