Menu Principal  

 

   :: A AMJS

   :: Diretoria

   :: Tombamento

   :: Zoneamento

   :: CADES

   :: CONSEMA

   :: Eventos

   :: Artigos

   :: Imprensa

   :: Links

  
web site estatísticas

          Artigos

 

CIDADANIA E VOLUNTARIADO

por Renata de Freitas Martins (*)   

Conceitos

Para falarmos em cidadania e voluntariado é mister que conceituemos cidadania e voluntariado, o que faremos a seguir.

Voluntariado é uma das formas de participar positiva e ativamente na sociedade, oferecendo de forma desinteressada o tempo e a disponibilidade para ajudar os outros, ou simplesmente para reforçar a defesa de causas nobres. Já cidadania é qualidade ou estado de cidadão.

O verdadeiro voluntariado, o chamado voluntariado de resultado, é aquele que é feito por cidadãos que realmente compreendem o que é a cidadania, que sabem praticá-la e que são espontâneos e idealistas.

Neste rol, destacamos o trabalho de Organizações não governamentais, associações e grupos de pessoas unidas por determinados ideais, o chamado terceiro setor, que vem se fortalecendo cada vez mais, e muitos, apesar das enormes dificuldades enfrentadas para manutenção e ação, possuem trabalhos excepcionais, com resultados imensuráveis. 

Evolução do Trabalho Voluntário no Brasil

           - 1543: início do voluntariado no Brasil com a fundação da Santa Casa de Misericórdia em Santos;

         - 1863 e 1908: surgimento do Comitê Internacional da Cruz Vermelha para prestação de assistência médica em áreas de conflito armado e sua chegada ao Brasil, respectivamente;

           - 1935: promulgação da Lei 91, de 28 de 1gosto de 1935, determinando as regras pelas quais são as sociedades declaradas de utilidade pública;

            -  1942: criação da LBA- Legião da Boa Vontade;

          - 1961: surgimento da APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais;

          -  1967: criação do Projeto Rondon, com a finalidade de levar universitários para dar assistência a comunidades carentes no interior do país;

          - 1983: criação da Pastoral da Criança, objetivando treinar líderes comunitários para o combate da mortalidade infantil;

          - 1993: criação da Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida pelo sociólogo Herbert de Souza (Betinho), objetivando o combate à fome;

          - 1995: criação do Comunidade Solidária;

          - 1998: promulgação da Lei 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, dispondo sobre as condições do exercício do serviço voluntário e estabelecendo um termo de adesão;

            - 1999: promulgação da Lei 9.790, de 23 de março de 1999, qualificando as organizações da sociedade civil de direito público e disciplinando um termo de parceria.

A lei do voluntariado

         Foi somente no ano de 1998 que a atividade voluntária foi formalmente disciplinada no Brasil, por meio da Lei 9.608. O que diz essa lei?

1.     Entidades do terceiro setor são chamadas de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público;

2.     Não há vínculo empregatício entre voluntários e entidades;

3.     Entidades sem fins lucrativos podem ter lucro, mas o dinheiro arrecadado deve ser totalmente reinvestido na própria instituição;

4.     As organizações não pagam imposto de renda. Recolhem ICMS e ISS quando for o caso.

 Direitos e deveres dos voluntários

          Assim como em qualquer atividade, aquele que se propõe a ser voluntário deve assumir alguns compromissos.

Dentre os principais direitos dos voluntários destacamos: informação sobre as finalidades e a organização da instituição; recebimento de formação adequada para a atividade que irá exercer, bem como todo o apoio necessário; participação da elaboração e responsabilidades que respondem à sua preparação e competência.

           Já dentre os deveres destacamos: aceitar os estatutos da instituição e as normas que regem o trabalho voluntário; preparar-se para desenvolver adequadamente o seu trabalho; respeitar os compromissos assumidos; ser atento, responsável e solidário; não ser partidário e autoritário; ter disposição para trabalhar em equipe e quando for o caso, respeitar o caráter confidencial e reservado das informações que envolvem o trabalho. 

2001, ano internacional do voluntariado

         No ano de 2001 a Organização das Nações Unidas comemorou o Ano Internacional do Voluntário.

Parece-me que o título de “Ano Internacional do Voluntário” foi um grande incentivo para que muitos passassem a pensar em trabalho voluntário neste ano. Mas será que não se tratou apenas de mais um modismo passageiro? E será que a boa vontade consciente prevaleceu?

         Essas são questões que somente poderão ser respondidas daqui alguns anos, pois os resultados de trabalhos voluntários sérios e eficientes são obtidos apenas com muito esforço, dedicação e trabalhos em longo prazo, com acompanhamento contínuo e habitual.

          Nada adianta termos doado algumas horas de nosso ano de 2001 para o voluntariado, e simplesmente cessarmos toda e qualquer atividade nos anos vindouros, ou simplesmente continuarmos em alguma atividade por um sentimento de culpa ou obrigação.

          Ressalta-se a importância crescente da participação de todos nós no voluntariado, como contribuição ao desenvolvimento benéfico de nossa sociedade, ambiente do qual todos somos e fazemos parte.

              É de suma importância que o trabalho do terceiro setor continue e se fortaleça; que aqueles que se envolveram com o “Ano Internacional do Voluntariado” se engajem e unam forças com o terceiro setor; e que aqueles que apenas pelo modismo passageiro fizeram algo este ano, que ao menos se tornem cidadãos mais conscientes e exerçam alguns pequenos atos individuais, mas que se realizados por muitos, grandes resultados trarão.

A educação, o carinho, amor e consciência global também fazem parte do exercício da cidadania, e se praticados, começam a fazer um mundo melhor, tão buscado por todos nós.

 Alguns números do voluntariado

- A atividade voluntária é 8ª no ranking das maiores economias do mundo;

- O setor filantrópico apresentou um crescimento de 44,38% entre os anos de 1991 e 1995;

- O número de voluntários no Brasil já chega a 20 milhões;

- 81% da mão de obra ligada ao terceiro setor distribui-se em 4 áreas de atividades: educação, saúde, cultura e recreação e assistência social.

 Bibliografia Consultada

Folha de São Paulo. Especial- Folha Trainee- Profissão: Solidário. 18 de setembro de 1999.

Martins, Renata de Freitas. Cidadania e Voluntariado in site Núcleo de Direito e Cidadania- FDSBC (www.nucleodireitocidadania.hpg.com.br)

Veja. Edição Especial. Guia para fazer o bem. Dezembro/ 2001.


(*) Advogada ambientalista, idealizadora do projeto "Cidadania em Foco" e participante de diversas atividades voluntárias.

anterior        Página Inicial          próxima

 

Copyright © 2001/2011 Renata de Freitas Martins/AMJS

Todos os direitos reservados